AVIÃO

A aeronave AT-26 Xavante da FAB – Força Aérea Brasileira, doada ao município de Americana em 2009, foi colocada em exposição na sede do Zoo Americana
(Por/ J.Coutinho:.)

Americana, é singular; diferentemente da maioria das cidades brasileiras foi planejada e urbanizada de maneira que os espaços fossem mais bem aproveitados, mantendo uma linda urbanização, com seus casarios de alto padrão, grandes agencias bancarias, evidenciando um alto nível do poder aquisitivo de sua população.

Mesmo com a pequena área do seu município, 133,930 Km² sendo o 540º em extensão do estado de São Paulo, a cidade de Americana não para de crescer, há inúmeras construções em andamento de edifícios de Alto padrão, centros empresariais, galpões, conjuntos comerciais, residenciais, etc., e o aeroporto continua em expansão, enfim, Americana não tem data para parar de crescer; o que é também relevante na área urbana,                           (além dos bairros ditos chiques) que se encontram residências exuberantes, também há lindas vivendas ao lado de casas modestas, e seus moradores convivem harmoniosamente.

Há de se destacar o Parque Ecológico de Americana pelo grande número de animais das mais variadas espécies, como onças, tigres, leões, hipopótamos, jacarés, girafas, anta, tamanduá, tartarugas, gansos, patos, garças, pavões, pinguins, macacos. Por ser totalmente gratuito, desde sua criação, a frequência é cerca de 400 mil ao ano. Caravanas de vários municípios da região fazem do Zoo de Americana sua fonte de lazer, o que engrandece cada vez mais a nossa “Princesa Tecelã”. Um ótimo lugar para caminhar, correr, exercitar, respirar e observar inúmeras plantas, arvores e pássaros na área do Jardim Botânico, anexo ao Zoo.

imagesCAFYTIR8 ObsrvatórioDentro da área do Parque Ecológico, ente o Zoo e o Jardim Botânico você encontra:

Observatório Municipal de Americana (OMA) administrado pela prefeitura do município através da Secretaria de Educação, o observatório foi idealizado pelos astrônomos:

Nelson Travnik, Guilherme Grassmann e Jean Nicolini e fundado em 1985, sendo o segundo observatório do gênero no Brasil.

Equipado com a segunda maior luneta do estado de São Paulo, tem como objetivo realizar, observatórios pedagógicos nas escolas de Americana e região, e ainda, promove intercâmbios com entidades congêneres nacionais e internacionais, realizando diversos trabalhos científicos sobre todos os fenômenos importantes para a Astronomia.

VEJA  ALGUMAS AVES DE AMERICANA