GILDAM

Dirceu Giometti França, 33º – Gr:. Insp:. Litúrgico    –    José Coutinho Correia, 33º – Gr:. Secretário
“PALESTRA COM O IRMÃO RUY BARBOSA DE OLIVEIRA NETO,33º –  DIA 30 DE AGOSTO DE 2018”

Procurando manter uma tradição que é de promover uma maior integração entre Irmão, familiares e amigos da Maçonaria em geral; a Grande Inspetoria Litúrgica da Quarta Região do Estado de São Paulo, do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para República do Brasil, abriu suas partas nessa quinta-feiura dia 30 de agosto de 2018, para uma Palestra cujo tema aborda “Personagens Bíblicas” especiais, que fizeram e continuam fazendo parte das nossa vidas.

 

Com anuência do II:. e Pod:. Ir:. Dirceu Giometti França,33º – Grande Inspetor Litúrgico da Quarta Região do Estado de São Paulo; a Sessão foi Presidida pelo II:. e Pod:. Ir:. Eduardo Miranda,33 – Assessor da Quarta Região Litúrgica, e demais Irmãos conforme descrito abaixo.

Composição: Presidente, Pod:. Ir:. Eduardo Miranda,33º; Prim:. Vig:. Pod:. Ir:.Antonio Tomio Shishito,32º; Seg:. Vig:. Pod:.Ir:.Valter Resende de Oliveira,33º; Orad:. Pod:. Ir:. Antonio Omar Abdel Latif,32º; Secr:. Pod:. Ir:. josé Coutinho Correia,33º; M:. CCer:. Pod:. Ir:. Edward Giro,33º; Tes:. Pod:. Ir:. Luiz Paulo Cortez,32º; Hosp:. Pod:. Ir:. Paulo Katsutoshi Togame,33º; Prim:. Exp:. Pod:. Ir:. Luiz Carlos Claret Rosa,30º; Seg:. Exp:. Pod:. Ir:. Andre Fernando Ramos,32º; Gua:.da Tor:. Pod:. Ir:. José Ceron,32º.

Após abertura dos Trabalhos o Irmão Mestre de Cerimonias facultou a entrada  dos convidados que vieram de várias localidades e não mediram esforços para prestigiar o nosso palestrante.

Irmão Ruy Barbosa de Oliveira Neto,33º

Irmão Ruy Barbosa de Oliveira Neto,33º

 

Pod:. Ir:. Irmão Rui Barbosa de Oliveira Neto, que é Grande Inspetor Geral, (Maçom de Grau 33º) estudioso no no assunto, e que preparou uma apresentação audiovisual, visando estimular os sentidos dos participantes numa maior interação na abordagem da história da Virgem Maria e o Islã.

 

maria

                            MARIA MÃE DE JESUS E O ISLÃmaomé

 

 

O Alcorão possui toda uma Surata (capítulos) sobre a Virgem Maria exaltando sua figura como mãe do Profeta Jesus. Diz o Anjo Gabriel à Maria:

“Sou mensageiro do Teu Senhor. E Teu Senhor disse que te dar um filho sem relacionar-te com homem é facílimo para Ele (DEUS), que diz: – Faremos dele (do menino) um Sinal e Uma Graça Divina”.

Assim encerrou-se o diálogo entre o “Espírito Santo” e a Virgem Maria. “Os anjos disseram: Ó Maria, Deus elegeu-te e purificou-te e elevou-te sobre as mulheres do mundo. Ó Maria consagra-te a Teu Senhor, inclina-te e prostra-te com os orantes.” Alcorão 3:42,43 23.

30 agosto.5

 

Ela também foi um exemplo de Deus, como Ele disse:

“E (Deus propõe o exemplo para aqueles que crêem) de Maria, a filha de Heli, que guardou sua castidade; então sopramos nela Nosso Espírito (ou seja, Gabriel), e ela acreditou nas palavras de seu Senhor e Seus Livros e foi devotadamente obediente.” (Alcorão 66:12)

 

30 agosto. 11

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.

30 agosto.6

 

O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

Vamos falar hoje da importância de Maria dentro do Islã, que pouca gente conhece; alias, ela é a mulher mais citada e a mais valorizada.

30 agosto 2

Seu Senhor a aceitou benevolentemente e a educou esmeradamente, confiando-a a Zacarias. Cada vem que Zacarias a visitava, no oratório, encontrava-a provida de alimentos, e lhe perguntava: Ó Maria, de onde te vem isso? Ela respondia: De Deus!, porque Deus agracia imensuravelmente quem Lhe apraz.(Alcorão 3:37)

“E lembra-lhes, Muhammad, de quando os anjos disseram, ‘Ó Maria!  Por certo Deus te escolheu e te purificou, e te escolheu sobre todas as outras mulheres dos mundos.  Ó Maria!  Sê devota a teu Senhor e prostra-te e curva-te com os que se curvam (em oração).’” (Alcorão 3:42-43)

30 agosto.7

Um anjo aparece para a Virgem Maria na forma de um homem para transmitir a notícia do nascimento de um filho – uma misericórdia e um milagre de Deus.  Temendo a reação do povo em relação à gravidez sem que fosse casada, ela foi para Belém.

30 agosto 1

Os Participantes interagem com entusiasmo e querem saber mais sobre essa fascinante historia.

30 agosto. 12

30 agosto. 13

“Um momento de descontração”

30 agosto 3

Ao final, o Irmão Mestre de Cerimônias entrega um mimo ao Palestrante.

.

30 agosto. 10

 Da esquerda para à direita: Irmão José Coutinho Correia,33º – Secretário; Irmão Dirceu Giometti França,33º – Inspetor Litúrgico; Irmão Eduardo Miranda,33º – Assessor da Inspetoria; Irmão João Carlos T. Tavares,33º – Delegado da Inspetoria; Irmão Eduardo Amato,33º – Acessoar da Inspetoria.
(Por/J.Coutinho:.)