inspetoria liturgica

Grande Inspetoria Litúrgica da 4ª Região do Estado de São Paulo

 

E N D O E N Ç A S   2 0 1 9

Os Obreiros do Capítulo de Cavaleiros Rosa Cruz Mal. Deodoro da Fonseca – de Americana;

Capítulo Rosa Cruz Luz Vida e Amor –  de Limeira, e Capítulo Rosa Cruz Vale do Piracicaba – de Piracicaba.

Reuniram-se  em Sessão de Endoenças realizada em 18 de Abril de 2019 A:.D:., em toda 4ª Região Litúrgica do

Estado de São Paulo; para Celebrar essa data de suma importância para o Maçom Rosa-Cruz.

Essa Sessão é uma tradição secular que os Cavaleiros Rosa-Cruzes de todo mundo realizam nessa data.

Como de costume foi realizada  magnífica  Sessão, conforme a tradição, desta feita no Vale de Limeira.

2019 ENDOEJNÇAS. s.j.jpgm

Endoenças ,,,,,

2019 ENDOEJNÇAS. s.j.jpgk

Estiveram presentes 73 Irmãos, Sob a Presidência do Pod:. Ir:. Giovanni Scariato,32º; Prim:. Vig:. Pod:., Ir:. Victor Hugo Moreira Ribeiro, 33º ;  Seg:.Vig:. Pod: Ir:.Alcides Teno Castilho Junior, 22º; e demais Obreiros,  entre eles os PPod:. IIr:. Antonio de Moraes,33º; Antonio Tomio Shishito,33º e Luiz Carlos Claret Rosa,31º , que estão de parabéns pela harmonia  com que mantiveram os Trabalhos, sempre  com a atenção especial do Delegado e Assessor da 4ª Região Litúrgica do Estado de São Paulo II:. e Pod:. Ir:.Eduardo Amato,33º ; Também coma presença do  Gr:. Secretário  da 4ª Região, II:. e Pod:. Ir:.José Coutinho Correia, 33º , que levou a mensagem do Gr:. Inspetor Litúrgico, II:. e Pod:. Ir:. Dirceu Giometti França,33º aos CCav:. Rosa-Cruzes pelo comprometimento com o dever.

Endoençasssss

Historia conta que Na Quinta-Feira de Endoenças, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach, já que segundo esta dever-se-ía cear um cordeiro puro; com esse sangue, dever-se-ía marcar a porta em sinal de purificação, do contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo.

Endoençass

Em tal livro se lê que não houve uma única família de egípcios na qual não haveria sido morto o primogênito, pelo que o faraó os deixou sair do Egito e eles correram o mais rápido possível à sua liberdade; o faraó se arrependeu de tê-los deixado sair e manda seu exército para que persigam os judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado, o Mar Vermelho o fechou, pelo que os egípcios se afogaram.

Para os católicos, o cordeiro pascoal de então passou a ser o próprio Cristo, entregado em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia..

 

2019 ENDOEJNÇAS. s.

 

(Por/J.Coutinho:.)