” Grau de Perfeição ou Inefáveis “

 

Excelsa Loja de Perfeição
Excelsa Loja de Perfeição
As Lojas de Perfeição são as oficinas de recepção aos altos Graus da maçonaria e continuação da evolução do Mestre dentro da Maçonaria, é nesta série que se adquire os conhecimentos necessários para desenvolver através dos estudos filosóficos a história e o simbolismo do R.’. E.’. A.’. A.’.
Não há como se tornar um Mestre Perfeito, sem ingressar numa Loja de Perfeição, não há como atingir a plenitude Maçônica sem caminhar na Senda dos Graus Filosóficos, onde a “Loja de Perfeição” se caracteriza como a porta de entrada, ou se preferirmos, seu degrau inicial.
Em verdade, todos os Graus da maçonaria tem sua filosofia, e isso começa já no Grau de aprendiz, ainda na Loja Simbólica.
O termo “Graus Filosóficos” acabou se tornando, por uso e costume, utilizado para diferenciar os Graus Superiores da maçonaria em relação aos chamados Graus Simbólicos (1 ao 3).
Os Graus Superiores dividem-se em 4 Séries: Série dos Graus Inefáveis “Lojas de Perfeição” (4 ao 14), Série dos Graus Capitulares “Rosa-Cruz” (15 ao 18), Série dos Graus Filosóficos “Kadosch” (19 ao 30) e, por fim, a Série dos Graus Administrativos (31 ao 33).
A maçonaria, especialmente o R.’. E.’. A.’. A.’., possui um vasto sistema de aprendizagem que não se resume apenas aos três Graus Simbólicos. Para ter acesso a todo o cabedal de conhecimento que a maçonaria proporciona é necessário que o maçom conclua os 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.
O Requisito para ser aceito em uma Loja de Perfeição, dentre outros é: Ter sido exaltado há 6 meses e ter recebido todas as instruções do Grau. Estar em situação regular perante a Potência Simbólica e a respectiva Loja.
Graus Inefáveis ou de Perfeição
Assim são denominados os Graus compreendidos entre o 4 e o 14 e são concedidos pelas Lojas de Perfeição. A denominação “Inefável” significa que não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza, força, beleza, não se pode exprimir por palavras, e este conceito está intimamente ligado aos Graus estudados nesta Série de conhecimento.
Também se fazem referência, nesta Série, a lenda do Grau 3, sendo esta reaberta, ampliada e rediscutida.
Nesta Série de Conhecimento encontramos Graus Lendários, Bíblicos, Judaicos e Cavalheirescos.​

 


O   E S T U D O    E   A   P R Á T I C A   É   O   Q U E    N O S   L E V A    A O   E N T E N D I M E N T O     E    A O    C O N H E C I M E N T O                                               D O   Q U E   É   V E R Í D I C O    O U   F A L S O  ! 
(Por/J.Coutinho, 33º)