” R I T O   E S C O C Ê S   A N T I G O   E   A C E I T O “

A pedra, o maço e o cinze.l

A pedra,
o maço e o cinzel.

O Rito Escocês Antigo e Aceito ou R.·.E.·.A.·.A.·., cujo nome é uma corruptela de Rito Escocês dos Malheiros Antigos e Aceitos, lembra da velha característica da Entidade, que era composta por ” malheiros ”  (maçons) antigos (malheiros, pedreiros de profissão) e, depois, por antigos e aceitos (que não eram pedreiros).
É um Rito dentro da Maçonaria, que deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia.
Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram “Lenda base da Maçonaria Simbólica” julga-se que alguns dos Ritos descritos eram praticados por outras Ordens Secretas existentes na França, como os Martinistas, na Alemanha, como os Illuminati ou os Rosa-Cruz, e na Escócia, como os Templários , quando refugiados nesse país depois da sua perseguição nos Grêmios ou Lojas da classe profissional dos Pedreiros Livres aí existentes.
O Rito ié composto de trinta e três Graus, sendo:  três graus simbólicos e trinta filosóficos.
No Brasil esse Rito é o mais praticado na grande maioria das Lojas. A maioria dos Autores é coincidente na afirmação de que este Rito teria surgido na França pela criação do Rito de Perfeição ou Heredom.  Os Jacobistas exilados na França muito contribuíram para a formação e a propagação deste Rito.
 
O Rito Escocês é um Rito especial, inclusive no que diz respeito às suas origens.
Todos os Ritos conhecidos têm a sua história e origem bem definidas. A história e a origem do Rito Escocês dão margem a muitas indagações, a começar pelo fato de que é Escocês e nasceu na França.
O sistema escocês teve origem na França pelos partidários dos Stuarts, que se encontravam lá exilada. O Rei Carlos I, da família dos Stuarts, da Inglaterra e da Escócia, havia sido deposto pelo ditador Oliver Cromwell. Foi a primeira manifestação maçônica ocorrida na França, por volta de 1650.
O Sistema Escocês não tinha uma linha obediencial, eis que não se submeteu à Grande Loja da Inglaterra, quando, em 1717, ela foi fundada.
Era um sistema livre praticado por Lojas Livres e por Maçons Livres. A partir de segunda metade do século XVIII é que foram criados os 25 Graus do chamado Rito de Heredom, que mais tarde receberiam a adição de mais oito Graus com a fundação do Supremo Conselho de Charleston, a partir de 1800. Esse Supremo Conselho foi o primeiro do mundo, sendo assim, o Supremo Conselho Mater-Mundi.
As causas da criação dos Altos Graus são obscuras. Alguns autores acham que foram políticas, sendo uma maneira de controlar as Lojas Maçônicas; outros acham que foram doutrinárias com extensão da Maçonaria Simbólica, agregando novos estudos no desenvolvimento dos Maçons; outros acham, ainda, que as vaidades pessoais e a busca de títulos deram causa à criação dos Altos Graus.
O Rito Escocês foi o primeiro Rito Maçônico a possuir Altos Graus. Na origem dos Altos Graus há certa uniformidade entre os autores, apesar dos que defendem a participação efetiva de Frederico II da Prússia, o que não é realidade, mas concordam que o Discurso do Cavaleiro de Ramsay, o Capítulo de Clermont e o Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, Grande e Soberana Loja Escocesa de São João de Jerusalém, constituem os pontos fundamentais na origem dos Altos Graus.
O documento produzido pelo Cavaleiro de Ramsay induziu a uma reforma maçônica com a adoção dos Altos Graus. Este documento passou à história como o Discurso de Ramsay.
O Capítulo de Clermont foi criado em Paris e teve pouca duração. Pregava basicamente duas coisas: não se submeter à Grande Loja da Inglaterra e praticar, propagar e divulgar os Altos Graus.
O Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente, também fundado a partir do Capítulo de Clermont, era a Grande e Soberana Loja Escocesa de São João de Jerusalém e foi uma importante Potência escocesa.
Foi essa Potência que criou um sistema escalonado de 25 Graus, que eram chamados Graus de Perfeição, os que iam do Grau 4 ao 25. Esta escala de 25 Graus recebeu a denominação de Rito de Perfeição ou Rito de Heredom.
Posteriormente, Morin recebeu do Conselho dos Imperadores do Oriente e Ocidente uma carta-patente que o credenciava a criar Lojas dos Altos Graus nas Américas, muito embora ele tenha constatado que aqui na América já havia Lojas de Altos Graus em pleno e perfeito funcionamento.
Essa tal carta-patente, cuja autenticidade foi questionada, mais tarde foi autenticada pelo Conde Auguste de Grasse-Tilly, primeiro Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho da França.
Ao sistema de 25 Graus do Rito de Heredom, os norte-americanos adicionaram mais oito Graus, criando assim a escalada hierárquica que temos atualmente no Rito Escocês Antigo e Aceito.
A denominação “Antigo e Aceito” surgiu na França por cópia de uma situação criada com a fundação da Grande Loja de Londres.
Ocorre que, já bem anteriormente, a Ordem Maçônica recebia os “Aceitos” que eram Maçons que, apesar de aceitos na Ordem, não exerciam as profissões dos Operativos.
Com a criação da Grande Loja de Londres, muitas Lojas fizeram-lhe oposição, não se submetendo à nova Obediência. Os Maçons das Lojas subordinadas à Grande Loja foram considerados “Modernos” (o que não tem nada a ver com o Rito Moderno, que surgiria mais tarde na França).  Já os Maçons residentes foram considerados “Antigos”.
Algo semelhante aconteceu na França, mais tarde. O Grande Oriente da França resolveu fazer uma revisão nos Altos Graus e apresentou um Rito que tinha apenas quatro Altos Graus.
Nascia aí o Rito Francês, ou Francês Moderno ou, simplesmente, Moderno.
Passaram, então, os adeptos do Rito Escocês, que vinha expandindo-se, a criticar o novo Rito, chamando-o de “Moderno”, enquanto denominavam a si mesmos de “Antigos e Aceitos”, ao mesmo tempo em que deram oficialmente nome ao Rito de Rito Escocês Antigo e Aceito.
Como dissemos, o primeiro Supremo Conselho criado no mundo foi o Norte-americano de Charleston; o segundo foi o Supremo Conselho da França e a partir daí estendeu-se para o mundo pelas mãos do Conde de Grasse-Tilly.
Pelo que a história registra o Rei Frederico II da Prússia pouco ou nada teve a ver com a criação e expansão dos Altos Graus, que foram criados por norte-americanos de origem judaica.
Os Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito estão dispostos abaixo:

LOJAS SIMBÓLICAS:

Graus:

1 – Aprendiz Maçom
2 – Companheiro Maçom
3 – Mestre Maçom



 Graus Superiores ou filosóficos nas Lojas de Perfeição:

PRIMEIRA SÉRIE – Graus de Perfeição ou Inefáveis:

Graus:

4 – Mestre Secreto
5 – Mestre Perfeito
6 – Secretário Íntimo
7 – Preboste e Juiz
8 – Intendente dos Edifícios
9 – Mestre Eleito dos Nove
10 – Cavaleiro Eleito dos Quinze
11 – Sublime Cavaleiro Eleito dos Doze
12 – Grão Mestre Arquiteto
13 – Cavaleiro do Real Arco
14 – Grnde Eleito, ou Perfeito e Sublime Maçom

 



SEGUNDA SÉRIE – Graus Históricos e Religiosos:Capítulo de Cavaleiros Rosa Cruz:

Graus:

15 – Cavaleiro do Oriente ou da Espada

16 – Príncipe de Jerusalém

17 – Cavaleiro do Oriente e do Ocidente

18 – Cavaleiro Rosa Cruz

 



TERCEIRA SÉRIE – Graus Filosóficos:

Conselho de Cavaleiro Kaosch:

Graus:

19 – Pontífice ou Sublime Escoces

20 – Soberano Príncipe da Maçonaria, Mestre Ad-Vintam

21 – Noaquita, ou Cavaleiro Prussiano

22 – Cavaleiro do Real Machado ou Príncipe do Líbano

23 – Chefe do Tabernáculo

24 – Príncipe do Tabernáculo

25 – Cavaleiro da Serpente de Bronze

26 – Príncipe da Mercê, ou Escocês Trinitário

27 – Grande Comendador do Templo

28 – Cavaleiro do Sul, ou Príncipe Adepto

29 – Grande cavaleiro Escocês de Santo André

30 – Cavaleiro Kadosch, ou Cav:. da Águia Branca e Negra

 



QUARTA SÉRIE – Graus Administrativos:

Consistório de Príncipes do Real Segredo:

Graus:

31 – Grande Inspetor Comendador

32 – Sublime Príncipe do Real Segredo

33 – Grande Inspetor Geral


Listado segundo o Estatuto;
(Por/J.Coutinho, 33º)